quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Uma forma de protestar

Edukators é um drama alemão lançado em 2004 que conta a história de três jovens idealistas que realizam protestos pacíficos invadindo mansões, trocando as coisas de lugar e deixando bilhetes com a intenção de amedrontar os milionários.

O drama traz à tona a antiga discussão sobre o mundo capitalista e acumulação de bens. Filmado em meio aos alpes alemães, o filme conta a história do trio amoroso que, sem ter outra opção, sequestra um empresário.
Foi nomeado a Palma de Ouro como melhor filme no Festival de Cinema de Cannes.

Os educadores agem realizando protestos contra o capitalismo, intimidando os ricos da Alemanha. O problema começa quando Julie, a namorada de Peter, insiste em invadir a residência do empresário que a processou há alguns anos atrás por ter destruído o seu carro em um acidente. O acidente gerou uma dívida que faz com que a jovem trabalhe praticamente somente para pagá-la. O que eles não podiam esperar era que, durante a segunda invasão à casa (eles voltaram pois Julie havia esquecido o celular), encontrariam o dono da mansão.

Sem ter o que fazer, os jovens assustados levam o homem para uma casa no campo. A partir daí, o filme ganha pontos pois promove diversas discussões sobre o capitalsmo e o sistema em que vivem. Os personagens questionam a real função de trabalhar, enriquecer e não ter tempo sequer para aproveitar os bens adquiridos e nem ajudar os mais necessitados.

Com o passar dos dias, sequestradores e sequestrados começam a estabelecer uma relação amigável e confiável. Além disso, toda a trama é traçada com recaídas amorosas e uma pitada de romance. O filme é uma dica para aqueles que não se satisfazem com as coisas do jeito que estão... procuram saber respostas... divergem da maioria mas, apesar de tudo, tentar construir o mundo que acham correto.

Foto: Tagesuhu


*Osiris Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário