
A trama se desenvolve em um verão quando o adolescente Michael Berg (David Kross) e a mulher solitária Hanna Schmitz (Kate Winslet), que tem o dobro da idade do jovem, vivem uma história de amor. Um dia, porém, Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, sem esperar, se ve frente a frente com o seu passado.
O filme, dirigido por Stephen Daldry (indicado ao Oscar por Billy Eliot e As Horas), começa com Berg adulto (Ralph Fiennes) e volta para sua adolescência, quando conheceu Hanna, para o desenrolar da história. Um dia, voltando para casa, ele percebe que o jovem está doente e o cuida. Depois de melhorar, ele volta a casa dela para agradecer e os dois acabam se envolvendo sexualmente.
Além da diferença de idade, o filme também traz à tona a diferença de classes social e cultural. Durante a trama, a mulher mais velha só aceita fazer sexo com o jovem, depois que ele lê as histórias dos livros que leva para ela. Até o dia em que Hanna some.
Oito anos depois Berg, agora estudante de direito, é levado por seu professor para o julgamento das mulheres que trabalharam no Holocausto, durante o nazismo. Entre elas está Hanna. Berg sabe de um segredo que pode evitar que ela seja condenada, mas se cala.
O filme traz através de uma história de amor, o sentimento de alguns alemães que por vezes preferem esquecer o passado a aceitá-lo. É uma história triste, pesada, mas emocionante.
Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, David Kross, Karoline Herfurth, Hannah Herzsprung, Linda Bassett, Lena Olin.
*Paula Blaas
Nenhum comentário:
Postar um comentário